Memórias

Desperdício de Alimentos

22/05/2014 | « voltar

O Brasil é um dos principais produtores agrícolas do mundo. Infelizmente também ocupa o topo do ranking mundial no desperdício de alimentos.

Segundo o Instituto Akatu, 70 mil toneladas de alimentos vão para o lixo diariamente. O desperdício ocorre em todas as fases. Desde o plantio, colheita, transporte até o consumo, mas principalmente no preparo culinário.

Mais de 20% de tudo que é produzido em restaurantes, cozinhas domésticas ou industriais são descartados no lixo. Este alimento poderia matar a fome de milhares de pessoas.

Evitar o desperdício é uma questão de consciência, deve ser debatido por todos e iniciado em casa. Pensando nisso, a Escola Bambinata desenvolve o Projeto desperdício Zero Pratique essa idéia! Aonde vem trabalhando junto com alunos e funcionários a redução de alimentos desperdiçados durante as refeições.

Podemos reaproveitar os alimentos de diversas formas como água de cozimento, talos, cascas, folhas e raízes dos alimentos.

A água do cozimento da beterraba ou cenoura pode ser usada para preparação de gelatinas coloridas; casca de banana usar no preparo de bolos, doces, bifes, brigadeiros; casca de abacaxi usar no preparo de sucos, doces e preparações de bolos; casca de laranja usar no preparo de doces. Além de enriquecer os pratos culinários com mais nutrientes contribuímos com o meio ambiente.

Grandes mudanças começam com simples comportamentos.

Fonte: Banco de Alimentos 2.013.

 

Denise R. Nascimento

Nutricionista

Desenvolvido por ledz.com.br