Projeto Ser Jovem

Investindo em Valores

Presente em nossa escola há alguns anos, o Projeto Ser Jovem surgiu com uma proposta inovadora: educar em valores através de estratégias que dialoguem com a realidade juvenil, formando jovens comprometidos com a transformação social, conscientes politicamente e protagonistas da sua história.
Os alunos se reúnem semanalmente na Bambinata, sempre às quintas-feiras, das 18h às 19h. No primeiro semestre, acontecem os encontros com o 8° e 9° ano. No segundo semestre, com o 7°, 8° e 9° ano. Os alunos do 9° ano são monitores das outras turmas. São eles que conduzem as reuniões. Já as famílias
participam de dois momentos agendados durante o ano.
O ciclo formativo foi pensado a partir de estudos e convívio com o público jovem, bem como discussões com a escola e famílias, sempre respeitando o processo de formação e maturidade de cada série, com questões pertinentes à faixa etária de cada grupo e com atividades direcionadas às suas necessidades, tais como: dinâmicas, partilhas, música, encontros, saídas de solidariedade, acantonamentos, acampamentos, entre outros. Deste modo, o Ser Jovem apresenta alternativas inovadoras, respondendo às necessidades de uma educação que contemple o ser humano em todos os seus aspectos formativos, fundamentado numa parceria indispensável que une a família à escola.
O projeto é assessorado por Bruno Pontes de Sousa, professor de Filosofia e Ensino Religioso, com experiência de mais de 10 anos de trabalhos com crianças e jovens. Abaixo, alguns relatos de estudantes que participaram de um acantonamento.

“Tivemos a oportunidade de dar valor às nossas amizades, às
pequenas coisas que nos fazem felizes e realizamos dinâmicas
em que soubemos diferenciar o certo do errado”, Vitor Lucas
Pietruk.

“Além de nos divertirmos com os amigos, tivemos momentos de
reflexão. Sei que muitas pessoas saíram daqui ainda melhores.
Foi incrível”, Nicolas.

“Fizemos várias dinâmicas que mexeram com nossos corações,
falando de nossos pais e amigos. Com isso, aprendi que devo dar
mais valor ao que tenho, pois o que eu tenho foi Deus que me
deu. Obrigado por esse acantonamento”, Thiago Afornalli dos
Santos.

“Esse momento nos ajudou a reconhecermos a importância das
pessoas especiais que, às vezes, no dia a dia, não conseguimos
dar o valor necessário. Conseguimos também ficar perto de todo
mundo e sermos nós mesmos, sem vergonha”, Giulia Toaldo
Senko.

Desenvolvido por ledz.com.br