Objetivo:
O objetivo é de inserir o aluno a ter contato com a língua inglesa, também fazê-lo perceber a importância da mesma.
Hoje quando vamos a um comércio seja ele qual for, encontramos sempre alguma palavra na língua inglesa.
POR EXEMPLO: SALE, 50%OFF, SUMMER SALE...
Até mesmo em produtos usados em nosso dia a dia, como frascos de xampu, desodorantes, alguns alimentos, etc... iremos encontrar palavras escritas em inglês.
Portanto iniciamos o contato com o idioma para que possamos entende-lo um pouco mais e acreditando que em casa os pais incentivem o interesse dos filhos pelo idioma.
Como Acontece:
Em sala de aula com o material de apoio a criança junto ao professor lê e interage, colocando assuntos do cotidiano e familiares para que possam assimilar melhor.
Fazendo também brincadeiras, montando cartazes, bichinho...que seja do conteúdo estudado por eles.
PROFESSORAS:AMANDA CORRÊA / ANDRESSA CORRÊA
O que é?
O balé clássico proposto para Educação Infantil é uma introdução à técnica, focado não só na execução de movimentos, mas nos benefícios que esta Arte pode trazer para a criança, tanto no aspecto corpóreo, como também no mental e psicológico.
Estimula-se a criatividade, expressão e exploração de movimentos, são desenvolvidas atividades para descoberta do corpo, alinhamento corporal, memorização, espacialidade, equilíbrio e princípios como a disciplina e trabalho em grupo.
Como acontece?
As aulas tem duração de 40 minutos e acontecem uma vez por semana. O contato com a técnica do balé clássico e seus passos, é desenvolvido através de experiências lúdicas e interativas do universo infantil e até mesmo do cotidiano, tornando o aprendizado uma grande brincadeira. Nesta fase em que a criança se encontra, o coletivo impera e o conhecimento é construído em conjunto. Durante a aula, grande parte dos movimentos é feita no chão, logo após nos movemos em pé, com e sem deslocamento, e encerramos com um momento de criação.
Objetivos
- Introduzir a criança no universo do balé de modo a instiga-la a conhecer esta modalidade de dança;
- Auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora e na construção do mapa corporal;
- Desenvolver a criatividade e expressividade da criança.
O que é?
A aula de desenvolvimento motor é uma prática de ensino, que possibilita os alunos experimentar e vivenciar de várias formas diferentes, experiências motoras baseadas em conhecimentos próprios e adquiridas.
Objetivos
A disciplina de desenvolvimento motor, busca dar aos seus alunos, o aprimoramento de habilidades motoras, sendo elas:
- Coordenação motora global
- Relaxamento corporal
- Equilíbrio
- Esquema corporal
- Orientação espaço temporal
- Lateralidade
Como acontece?
As atividades são realizadas de forma individual ou em grupo, buscando de formas variadas obterem os resultados desejados pelos objetivos que a disciplina propõe. Sendo estes realizadas em formas de brincadeiras, aulas em circuito, aulas com material e aulas sem material.
A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo.
OBJETIVOS GERAIS:
- Despertar para o desejo de aprender;
- Despertar o gosto , a apreciação pela música;
- Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal;
- Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música;
- Trabalhar a consciência corporal;
- Apresentar as categorias dos instrumentos;
- Promover a comunicação e a socialização;
- Desenvolver diferentes repertórios musicais;
- Perceber diferentes tipos de sons;
- Ouvir cantigas de roda, acalanto, brincadeiras com palmas variadas e movimentos corporais;
- Perceber diferentes sons: alto/ baixo,/forte/ fraco,/rápido/ lento,/curto/ longo , entre outros;.
- Desenvolver atividades que reproduzam pequenas melodias;
- Apresentar variados instrumentos musicais despertando assim interesse pelos mesmos;
- Confeccionar instrumentos musicais com materiais recicláveis
COMO ACONTECE?
- As aulas de musicalização acontecem semanalmente com duração de 30 à 40 minutos;
- Inicia-se sempre com canções acolhedoras e dinâmicas, desenvolvendo assim a socialização entre aluno/professor e indivíduo /colegas;
- Realiza-se uma breve harmonização , com o intuito do aluno perceber e reconhecer a importância que se deve dar ao coração como o primordial instrumento da vida de cada um.
- Apresenta-se diversificado repertório de canções através do ato brincar;
- Amplia-se o universo do aluno em relação a diferentes instrumentos, desde sua origem ,cultura , material e sons.
- Nos últimos minutos de cada aula , permite-se aos alunos um momento de livre interação com os instrumentos e sociabilização com os colegas.
O que é Educação física?
Educação Física é um termo usado para designar o conjunto de atividades física e esporte com fins recreativos, ou seja, não competitivo. É praticada no ambiente escolar, pois se trata de uma disciplina.
A Educação Física na escola é responsável, dentre muitos aspectos, pelo desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e físico das crianças, vale ressaltar também a importância do exercício físico para a saúde, uma vez que combate ao sedentarismo, obesidade, diabetes e problemas cardíacos.
Objetivo
A Educação Física não cuida apenas do corpo, mas antes de tudo da mente. O objetivo dessa disciplina não é fazer com que as pessoas saibam jogar qualquer esporte, mas sim que elas consigam vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões e desenvolver suas capacidades motoras, físicas, afetivas e cognitivas ao longo dos anos dentro do seu limite. Educação Física contribui como elemento fundamental na formação de cidadãos críticos, participativos e com responsabilidade social.
Como acontece?
As aulas de educação físicasão realizadas na quadra poliesportiva, ar livre ou ate mesmo na sala. É realizada com grupo de alunos, respeitando a individualidade de cada um e levando a atividade a todos.
O que é Educação Física na Educação Infantil?
Educação Física é uma disciplina que tem grande relevância na educação infantil, pois pode proporcionar as crianças momentos de novas experiências, contatos com outras pessoas que não sejam aos do seu ambiente familiar, descobertas, percepções sobre seu próprio corpo a partir da realização de uma diversidade de movimentos. Dentro desse contexto a Educação Física atrelada a Educação infantil estará contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.
Como Acontece a Educação Física na Educação Infantil?
A Educação Física na educação infantil trabalha o movimento, a linguagem corporal, a cultura da criança por meios de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.
Os jogos, as brincadeiras têm uma importância significativa para o ensino infantil, pois é meio de alcançarmos de forma pedagógica o desenvolvimento, crescimento e a aprendizagem das crianças, isto porque estes fazem parte do mundo da criança, para elas a brincadeira não é diferente da realidade, pois elas não sabem distinguir, os jogos fazem parte de sua vida.
O Objetivo da Educação Física na Educação Infantil
Proporcionar um espaço em que a criança possa aprender, brincar se desenvolver, se relacionar com outras crianças, dialogar, desenvolver seus aspectos cognitivos, sociais, afetivos. E isso é essencial, já que é a primeira experiência educacional da criança fora do ambiente familiar, longe dos pais, que são os meios de proteção.
• Educação Física Fundamental I
O que é?
As aulas de educação física são práticas de ensino, que possibilitam os alunos experimentar e vivenciar das mais variadas formas, experiências motoras, sociais e afetivas. Tendo o contato em grupo e a solução de temáticas durante as atividades.
Objetivos
A disciplina de educação física, busca levar aos seus alunos, o aprimoramento de habilidades motoras, assim como o lado social e afetivo sendo elas:
- Coordenação motora global
- Coordenação motora fina
- Equilíbrio
- Esquema corporal
- Orientação espaço temporal
- Lateralidade
Como acontece?
As atividades são realizadas em grupo, buscando de formas variadas aprimorarem as capacidades motoras, sociais e afetivas dos alunos que realizam a prática de ensino. Sempre procurando chegar o mais perto possível dos resultados desejados pelos objetivos que a disciplina propõe. Sendo estes práticas realizadas em formas de aulas em circuito, aulas com material, aulas sem material, brincadeiras tradicionais, estafetas e jogos cooperativos.
• Educação Física Fundamental II
O que é o Judô?
O Judô é uma arte marcial japonesa criada em 1882 pelo SanseiJigoro Kano, que significa caminho suave.
Objetivo
Desenvolver a defesa pessoal, disciplina, respeito e também aprimorar o físico, a mente e o espirito.
Como acontece
O seu aprendizado na pré-escola acontece de maneira lúdica e recreativa, dentro do currículo básico da Educação Infantil. Além dos aspectos sociais envolvidos os alunos começam a conhecer este esporte Olímpico
O que é?
Psicomotricidade Relacional é uma prática educativa de valor preventivo, que possibilita um tempo e um espaço onde a criança possa expressar, com liberdade e autenticidade, de maneira espontânea e criativa, todo o seu potencial motor, cognitivo, afetivo, social e relacional, através do brincar para, a partir daí, melhorar o desenvolvimento global de sua aprendizagem e de sua capacidade de adaptação social e afetiva.
Objetivos:
- Despertar para o desejo de aprender;
- Prevenir dificuldades de expressão motora, verbal e gráfica;
- Estimular o ajuste positivo da agressividade, da inibição, dos limites, da frustração, dos medos, da dependência, da afetividade, da auto-estima, entre outros distúrbios de comportamento;
- Estimular o desejo para a integração em grupos sociais elevando a capacidade da criança para enfrentar situações novas e criar estratégias positivas para se colocar melhor em seus grupos de pertinência;
- Elevar o desempenho e a produtividade na aprendizagem em geral.
Como acontece?
As vivências são feitas em grupo onde se privilegia a comunicação não verbal, em encontros semanais com uma hora de duração passando por quatro momentos básicos: roda de conversa inicial (onde fazemos os combinados), dinâmica (brincadeira), relaxamento (retorno à calma), organização do material e roda final (onde falamos sobre a dinâmica e os sentimentos durante o brincar).